Limpeza e manutenção dos ralos

Limpeza e manutenção dos ralos

Todos os ralos (banheiro, cozinha, área de serviço, varanda, terraço etc.) possuem um sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam em seu interior. Essa proteção é feita por grelhas de metal ou plástico e por uma peça chamada sifão. Mesmo assim, pode ser que um ralo sifonado venha a entupir com fios de cabelos, resíduos de sabonete, grampos e outros pequenos objetos que caem nos ralos da pia ou do chuveiro, que são os que entopem com maior frequência e devem ser limpos regularmente.

Para fazer a limpeza você vai precisar de luvas de borracha, um desentupidor de borracha, um balde, arame flexível e soda cáustica. Aqui estão algumas dicas de como fazer a limpeza dos ralos.

1-Coloque as luvas de borracha, remova a grelha, retire os resíduos e jogue no saco de lixo. No ralo sifonado, existe um tampão sobre o sifão. Caso haja necessidade de retirá-lo para a limpeza, não esqueça de colocá-lo novamente – sem ele, o mau cheiro do esgoto sobe e entra no ambiente. Jogue água e observe se o escoamento
está livre.

2-Se o problema persistir, o próximo passo é a aplicação de algum produto desentupidor, como soda cáustica. Retire a água parada no ralo e adicione a quantidade recomendada do produto, conforme o diâmetro do ralo. Mas cuidado: como os produtos são tóxicos, as instruções da embalagem devem ser seguidas rigorosamente. O uso de luvas é obrigatório. Se o entupimento continuar, recomenda-se chamar um técnico especializado para resolver o problema.

3- Outra forma eficiente de resolver o problema é despejar água quente pelo ralo para que ele possa derreter um pouco dessa sujeira também é uma ótima ideia. Todo mundo sabe que o bicarbonato de sódio misturado com vinagre faz grandes vulcões, mas o que muitas pessoas não sabem é que ele também é um grande removedor de obstrução de ralos. Polvilhe uma parte de bicarbonato de sódio em cada ralo, acompanhado de uma parte de vinagre branco. Deixe esta mistura durante a noite e lave-o com água quente de manhã.

4-Ainda uma outra maneira de limpar e usar um pouco de bicarbonato de sódio com sal e quatro partes de água fervente. Despeje esta mistura pelo ralo abaixo e deixe descansar durante a noite. Lave o ralo com água quente de manhã. Nunca subestime o poder de vinagre e bicarbonato de sódio, especialmente se você quer ficar longe do uso de desentupidores químicos para limpar ralos. Barato e seguro para uso, um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio pode manter seus ralos limpos e também livres de odores. Os dois ingredientes reagem com um outro para poder se livrar de qualquer sujeira que encontrem pelo caminho sem causar danos permanentes nos seus tubos. Use uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre uma vez por semana em seu ralo. A mistura não só vai diluir qualquer acúmulo gorduroso em suas tubulações, mas também irá ajudar a manter o ambiente com cheiro fresco e agradável.

Deixe uma resposta