Não abuse de produtos químicos na hora de lavar a roupa

Não abuse de produtos químicos na hora de lavar a roupa.

Você já parou para pensar em quantas químicas estão presentes no nosso dia a dia? Certamente os produtos usados na hora de lavar as roupas são os mais presentes, ficando em contato com nossa própria pele. Alguns compostos químicos podem causar alergias de pele, ou agredir unhas e mucosas.

No meio ambiente estes químicos presentes na água do enxágue irão contaminar milhares de litros de água de rios e córregos, dificultando e muito o tratamento. Os peixes e o solo também sofrem as consequências. Quem diria que as embalagens tão bonitas e coloridas destes produtos poderiam causar tanto mal, não é mesmo?

Para usar sabão de forma correta, procure um que seja ecológico, feito com ingredientes naturais. As moléculas do sabão têm uma extremidade que se associa à gordura e outra que se associa à água, levando tudo embora na água corrente. Minha mãe sempre dizia que por mais produtos que tenha no mercado, nada substitui água, e sabão! Estamos acostumados a confiar em processos químicos fortes, enquanto que basta um pouco de boa vontade para esfregar e o resultado é bem melhor. Lembre-se: Nunca exagere na quantidade de sabão ou detergente

Use sempre e apenas a quantidade de detergente especificada pelo fabricante. Meça com cuidado e com a tampa ou colher fornecida ou com um copo de medição adequado mantido em sua lavanderia. Nunca substitua por detergente de lavar louça ou shampoo. Eles são todos concebidos para produzir um volume muito maior de espuma do que você quer em sua máquina de lavar. Além de fazer uma bagunça, a espuma extra pode danificar o painel de controle da sua máquina de lavar. Além do mais, os detergentes que não sejam expressamente formulados para a lavagem podem potencialmente descolorir ou danificar roupas, toalhas e lençóis.

Deixe uma resposta